[SÉRIE DE WEBINÁRIOS COM ANDREA FILATRO]

DATA SCIENCE

NA EDUCAÇÃO

A ciência de dados está sendo integrada e utilizada em vários setores da sociedade. Na educação, isso não é diferente. Learning Analytics, Data Mining, Chatbots, Machine Learning são algumas das ferramentas que compõe esse cenário tão inovador em instituições de ensino.


A princípio, esses termos podem parecer complicados e distantes, mas para te mostrar como eles são, na verdade, grandes parceiros da educação, disponibilizamos essa série de webinários gratuitamente.


Para desmistificar todos esses processos, contamos com a presença de Andrea Filatro, que está lançando o livro DataScience na Educação pela SaraivaUni. Ela esteve acompanhada de vários convidados especialistas no assunto (confira todos na programação abaixo).


Se inscreva para garantir o acesso aos webinários e materiais utilizados nas transmissões.

Preencha o formulário para participar!

Andrea Filatro, mestra e doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Pedagoga pela FE/USP e formada em Gestão de Projetos pela FIA/USP, atua como consultora em educação on-line no setor acadêmico e corporativo.


É autora dos livros Design instrucional contextualizado (2004), Design instrucional na prática (2008), Produção de conteúdos para EAD (2015), Formação de tutores para EAD (2017), Práticas inovadoras de educação (2017), Design thinking na educação presencial, a distância e corporativa (2017), Como preparar conteúdos para EAD (2018), Metodologias inov-ativas na educação presencial, a distância e corporativa (2018), Learning analytics (2019) e DI 4.0: Inovação na educação corporativa (2019). 

PROGRAMAÇÃO

Veja abaixo todas os temas, datas e horários dos webinários realizados e saiba mais

sobre os convidados.

Inteligência Artificial na Educação, com Luciano Sathler

Quando aconteceu? 10 de novembro, às 15h.


Quais são os desafios da educação que podem ser enfrentados com o auxílio da Inteligência Artificial? Entenda como a educação pode assumir um protagonismo inédito, ser amplamente acessada por grupos vulneráveis e muito mais na Sociedade da Informação.


Conheça o Luciano Sathler

Luciano Sathler é Doutor em Administração pela FEA/USP. Membro do Comitê de Educação Básica da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) e do Conselho Deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Reitor do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.

Big Data e Analytics na Educação, com Rodrigo Estevam e Leonardo Spaine

Quando aconteceu? 17 de novembro, às 15h.


Eficiência operacional e melhoria na percepção de qualidade do aluno em sua jornada acadêmica: esses são os objetivos do uso da ciência de dados na educação pela Unicesumar, que atende mais de 250 mil alunos. Saiba por que Big Data e Analytics caminham de mãos dadas com a educação do futuro.


Conheça o Rodrigo Estevam

Rodrigo é Mestre em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação pela Universidade Católica da Brasília, atualmente exercendo o cargo de Diretor de TI na Unicesumar, em Maringá. Graduado em Ciência da Computação e Especialista em Redes de Computadores, também possui Certificação PMP - Project Management Professional, pelo PMI. Liderou um projeto da Analytics na Unicesumar, que foi reconhecido pela Microsoft em seu relatório anual: Impacto para um Futuro Melhor, publicado no mês de junho/2020, e foi selecionado pela Microsoft Internacional, a ser incluído no “Education Transformation Framework” é composto com as melhores práticas identificadas pela Microsoft no Processo de Transformação Digital em Educação.



Conheça o Leonardo Spaine

Leonardo é administrador, especialista em docência no ensino superior e gestão estratégica. Possui vasta experiência em posições executivas em diversas empresas, com atuação nas áreas de Costumer Experience, Costumer Service, Vendas e Educação Superior. É Diretor de Gestão da Permanência na Universidade Unicesumar, que possui 700 polos de apoio presencial, 4 campis e 200.000 alunos matriculados.

Data Mining e Machine Learning na Educação, com Diógenes Justo

Quando aconteceu? 24 de novembro, às 15h.


Deep Learning, redes neurais, ferramentas de tradução automática, algoritmos de última geração... o que é conhecimento de fato, o que é inteligência de fato e o que é “aprender” de fato? No final das contas, o que realmente importa para a educação é como a ciência de dados pode ser aplicada para solucionar os problemas relevantes para a sociedade.



Conheça o Diógenes Justo

Diógenes é mestre em Economia Aplicada à Teoria dos Jogos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialista em Banking pela Fundação Getulio Vargas (FGV), especialista em Data Science e bacharel em Matemática Aplicada também pela UFRGS. Com mais de 20 anos de experiência no mercado de Tecnologia da Informação, com passagens pelo mercado financeiro (bancos e BM&FBOVESPA), varejo (Via Varejo e Dotz) e serviços públicos concedidos, é também palestrante, consultor em Data Science e professor de pós-graduação e graduação nas áreas de Business Intelligence (BI), Big Data e Data Science na Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP-SP), na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e no Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada (IBTA).

Aplicacões da Ciência de Dados na Educação, com Paula Martini, Hugo Nakatami e Bruno Duarte

Quando aconteceu? 1 de dezembro, às 15h.


Entenda o que o SENAI Nacional está fazendo para desenvolver uma educação profissional e tecnológica alinhada à transformação digital pela qual passa a indústria 4.0, por meio de estudo adaptativo, assistentes pessoais inteligentes, plataforma de resultados da avaliação de desempenho dos estudantes e muito mais.



Conheça a Paula Martini

Paula é socióloga, mestre em Educação e especialista em Gestão Estratégica. Atua no SENAI Departamento Nacional há 20 anos com foco em Tecnologias Educacionais para a indústria. Durante o período em que coordenou a criação e a execução dos cursos àadistância, apresentou trabalhos em congressos no Brasil e no exterior e o SENAI foi vencedor de premiações relacionadas ao e-learning. Nos últimos anos, coordenou a estruturação de cursos para aprendizagem personalizada e o SENAI tornou-se a primeira instituição a utilizar uma plataforma adaptativa para a educação profissional na área da indústria. 


Conheça o Hugo Nakatani

Hugo Nakatani é pedagogo graduado pela UnB. Possui duas especializações: em Educação a Distância e Educação para o Profissional do Futuro e atualmente é mestrando em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação - PROFNIT.​ Possui 10 anos de experiência no Sistema S, sendo 08 anos de em projetos de educação profissional, atuando como Analista de Desenvolvimento Industrial na Unidade de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI/DN.​ Atualmente atua em ações de Coordenação na Avaliação de Desempenho dos Estudantes do SAEP, além de outros projetos relacionados a tecnologias educacionais.


Conheça o Bruno Duarte

Bruno tem mais de 20 anos de experiência e foco em transformação digital para educação. Futurista e atento as inovações tecnológicas, as estuda, experimenta, cria e gerencia, construindo projetos que estabelecem interfaces entre as tecnologias e nosso dia a dia, notadamente nas escolas e seus entornos. Nos últimos 11 anos atua no Departamento Nacional do SENAI, na Confederação Nacional da Indústria, liderando projetos de inovação com tecnologias digitais para a educação. 

Data Science da Educação

Um livro ousado e provocativo, alinhado com as tendências mais impactantes na interface entre tecnologia e educação. Termos como Data Science, Big Data, Data Mining, Learning Analytics, Deep Learning, Chatbots, Smart Education, Sistemas de Tutoria Inteligente e Design Instrucional Orientado a Dados são explicados e ilustrados, proporcionando uma experiência de leitura bem fundamentada e repleta de recursos visuais e exemplos práticos.


O livro é destinado àqueles que atuam na educação, seja presencial, a distância ou corporativa, nos mais diferentes níveis e setores, e que precisam interagir com a realidade dos dados, muitas vezes mediada por especialistas em dados, com sua linguagem e metodologia herméticas. De quebra, propõe uma reflexão sobre a chamada Smart Education (Educação Inteligente) e seu potencial de combinar inteligência computacional e singularidade humana.

Inscreva-se e participe dos webinários para saber mais sobre Data Science na Educação com Andrea Filatro

e convidados.

ASSISTIR AOS WEBINÁRIOS

© Copyright 2020 Saraiva Educação. Todos os direitos reservados.