[WORKSHOP GRATUITO]

Passos para autorizar cursos técnicos na IPES

Sabia que agora a sua Instituição Privada de Ensino Superior (IPES) também pode oferecer cursos técnicos? 


De acordo com a Portaria MEC nº 314, publicada em maio de 2022, todas as Instituições Privadas de Ensino Superior (IPES) já credenciadas para oferta de cursos de graduação, estão autorizadas a ofertarem cursos técnicos de nível médio, mas muitos são os procedimentos que as IPES devem cumprir para pleitear a autorização da oferta de cursos técnicos de nível médio.


Por entendermos que essa implementação é cheia de passos e desafios, resolvemos realizar um Workshop gratuito para quem possui interesse em ofertar o Ensino Técnico em sua IPES, com o objetivo de auxiliar gestores e líderes educacionais por meio de um passo a passo para autorizar cursos técnicos nas instituições.


O workshop aconteceu no dia 15 de junho, das 15:00 às 16:30, e contou com a presença de dois palestrantes renomados:


  • Gilson Rede, professor e mestre em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional pelo Centro Paula Souza;
  • Murilo Ángeli dos Santos, professor e advogado especialista em Direito Educacional e Head de desenvolvimento de negócios e inovação acadêmica na Saraiva Educação. 

Se você pretende oferecer cursos técnicos em sua IPES e quer entender como dar início ao processo de implementação, inscreva-se para assistir à gravação do webinário.

Preencha o formulário

para assistir a gravação do webinário!

Ao informar meus dados, estou ciente das diretrizes da Política de Privacidade.

Conheça os convidados

Professor Gilson Rede

Mestre em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional pelo Centro Paula Souza;

· Pós-graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas;

· Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Paulista – UNIP.


No Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, é diretor do Grupo de Formulação e Análises Curriculares (desde abril/2020) – área responsável pelo estudo e análise de currículos escolares, bem como pela sua elaboração e atualização contínuas. Foi Coordenador de Projetos do eixo tecnológico “Gestão e Negócios” de fevereiro/2015 a março/2020 no mesmo departamento.

Desde 2005 é professor de ensino técnico, de graduação e de pós-graduação.

No mundo corporativo, atuou durante 25 anos no Banco Bradesco S/A (matriz), de 1988 a 2013, cuja função principal foi a de Analista de Produtos Sênior, responsável pela precificação de produtos de crédito e de financiamento.

Murilo Ángeli dos Santos

Advogado especialista em Direito Educacional; Head de desenvolvimento de negócios e inovação acadêmica na Saraiva Educação; coordenador de cursos jurídicos da FIPECAFI; Professor do curso de Administração de Saúde da FICSAE; membro da comissão de ensino jurídico da OAB/SP.